terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rissolinhos de atum



Ingredientes para a massa:
350 gr. de farinha;

500 gr. de água;

60 gr. de manteiga;

3 ovos;

1 pitada de sal;

q.b. farinha para polvilhar;

q.b. pão ralado;

q.b. óleo para fritar;

 
Ingredientes para o recheio:
4 latas de atum;

400 gr. de leite;

40 gr. de farinha;

q.b. salsa picada;

q.b. noz-moscada;

q.b. sal e pimenta;


 
Preparação do recheio:

Deitar  a farinha no copo da bimby, o leite, tempere com sal, a noz-moscada, e pimenta e programar 8 mint., 100°C, vel. 3. Retirar e reservar.

Escorrer bem o atum, colocar no copo e programar 5 seg., vel. 5. Adicionar ao preparado anterior, juntar também um pouco de salsa picada. envolver muito bem e deixar arrefecer.



Preparação da massa:

Com o copo limpo, colocar a água, a manteiga e a pitada de sal e programar 10 mint., 100°C, vel. 2.  Adicionar depois a farinha e programar 30 seg., vel. 6.

Retirar do copo, deixar amornar. Estender numa bancada polvilhada com farinha, dispor um pouco de recheio por cima, dobrar e cortar em forma de rissol. Repetir a operação até acabar todos os ingredientes.



Deitar os ovos no copo e programar 5 seg., vel. 5. Deitar numa tigela ( poderá fazer este passo da forma tradicional, colocar os ovos na tigela e mexer bem com a ajuda de um garfo).

Passar os rissóis pelos ovos e depois pelo pão ralado. Levar a fritar em óleo até ficarem douradinhos, poucos de cada vez, retire-os e deixe-os escorrer sobre uma folha de papel de cozinha.

Servir decorado a gosto.

 

Fonte: TC Robot de Cozinha, Março de 2013, pág. 13.

2 comentários:

  1. Que delícia!!! Adoro esses salgadinhos!

    ResponderEliminar
  2. Adoro salgados, mas curiosamente nunca provei rissois de atum!! Mas já ouvi falar tão bem... e olhando para estes, adivinham ser uma enorme delicia!

    ResponderEliminar