segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Trouxinhas




Ingredientes para a massa:
50 gr. de leite;
50 gr. de manteiga Vaqueiro;
50 gr. de Açúcar;
1 c. chá de aroma de baunilha;
1 ovo;
1 iogurte, coloquei Greco;
11 gr. de fermento de padeiro em pó;
1 c. sopa de mel;
400 gr. de farinha T65, usei Nacional;
---
q.b. de geleia de marmelo, feita na bimby;


Ingredientes para o creme:
200 gr. de leite;
2 ovos;
60 gr. de açúcar;
20 gr. de manteiga;
20 gr. de maisena;
1 c. chá de aroma de baunilha;
 

Preparação do creme:
Bimby:
Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 7 mint., 90°, vel. 4.
Depois de pronto, coloque o creme em uma tigela e cubra com película aderente, deixando a película tocar no creme para não formar crosta.

Tradicional:
Colocar todos os ingredientes no tacho, misturar bem e colocar em lume brando até engrossar.

 
Preparação da massa:

Bimby:Colocar no copo o leite, a manteiga, o açúcar, a colher de chá de aroma de baunilha e misturar, 2 minutos, 37 °, velocidade 2.
Numa tigela, misturar a colher de sopa de mel com o fermento e adicionar o ovo e o iogurte. Introduza no copo e misture tudo 5 segundos na velocidade 4.
Adicionar a farinha e misturar 10 segundos, velocidade 6 e amassar 3 minutos, velocidade espiga.

A massa não deve ficar pegajosa, se for necessário colocar um pouco mais de farinha. Aguardar entre 1 hora e hora e meia, até que a massa apareça pelo bocal da Bimby.


Na MFP ( Máquina de Fazer Pão): Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da MFP, exceto o fermento que será o ultimo a ser adicionado. Selecionar o programa "13" massas Levedas. Aguardar 1h25m até o programa terminar. Como está muito frio, a massa não aumenta muito de volume.


Tradicional: Coloque os ingredientes pela ordem indicada e amasse com a batedeira elétrica. Em seguida amasse á mão, cerca de 10 minutos ou com a batedeira de ganchos, cerca de 5 minutos na velocidade média, até obter uma massa lisa e homogénea. Molde a massa como se fosse uma bola e coloque-a numa superfície enfarinhada. Cubra-a com um pano e deixe levedar em local quente até atingir quase o dobro do tamanho.

Despejar a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e amassar com as mãos para retirar o ar. Em seguida, estendê-lo com um rolo formando um retângulo de 40 × 30 cm. aproximadamente.
Corte pequenos pedaços de massa coloque uma colher de sopa de creme e embrulhe como se fosse uma trouxa. Disponha no fundo de uma forma redonda previamente untada e enfarinhada, mas deixe espaço entre cada trouxa. Colocar 6 por baixo e 6 entre cada espaço por cima.

 

Leve ao forno Pré-aquecido a 50°C, para fazer a 2ª levedação, durante 30 minutos. Aumente a temperatura do forno para 180°C, retirar do forno por instantes e pincelar a superfície com ovo batido e em seguida inserir no forno mais 30 a 40 minutos.

Será importante que vigie o forno porque poderá dourar rapidamente, caso isso aconteça, é necessário cobrir a superfície com papel de alumínio.

Finalmente, terá duas opções uma vez cozido o bolo, uma é polvilhar com açúcar de confeiteiro e servir, a outra é cobrir com geleia para dar brilho.





 

Fonte: A minha imaginação!

8 comentários: