terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolo de Ameixas Pretas com Cobertura de "Crumble" de Chocolate Branco e Amêndoas



A ideia para este bolo surgiu, da necessidade de gastar muitas ameixas biológicas. Tinha de ser um bolo com a fruta triturada, pois é assim que todos gostamos.
Andei a pesquizar o crumble de ameixas, mas era tudo com pedaços de fruta, não ía resultar. Andei a ver bolos de ameixa, mas sempre tudo com pedaços. Até que resolvi arriscar. Já tinha feito, bolo de banana, bolo de nêspera, porque não fazer um bolo de ameixas mas a nosso gosto. Peguei nas receitas dos bolos de fruta e imaginei esta receita.
Mas para ser perfeito tinha que ter algo especial. A ideia do crumble surgiu do blog  “a culpa é das bolachas” que tanto gosto de ver, pois tem ideias muito originais. Não tem receitas Bimby, mas facilmente se adaptam, tal como fiz com o Shortbread de M&M's.
Espero que gostem, nós cá por casa adoramos, e não sabe a ameixa. A cobertura da-lhe um toque crocante e saboroso.


Ingredientes para a cobertura:
100 gr. de farinha;
20 gr. de chocolate branco em pó;
85 gr. de açúcar mascavado;
90 gr. de manteiga;
q.b. amêndoas;


Ingredientes para o bolo:
280 gr. de ameixas pretas ( 4 a 5 ameixas);
1 iogurte greco açucarado;
200 gr. de açúcar;
30 gr. de açúcar mascavado;
60 gr. de manteiga;
3 ovos;
290 gr. de farinha;
1 pitada de sal;
1 c. chá de fermento para bolos;
1 c. chá de bicarbonato de sódio;

Preparação:

Começa-se por preparar a cobertura. Coloque o chocolate no copo da Bimby e pulverize, uns segundos na vel. 7-9. Em seguida coloque todos os ingredientes no copo e misture 15 seg., vel. 5. Despeje o preparado numa taça e amasse a massa formando uma bola e reserve.
Pré aqueça o forno a 180°C.

Sem lavar o copo da Bimby, coloque as ameixas previamente lavadas e descaroçadas e triture 8 seg., vel 5-7-9. De seguida introduza o iogurte, os açúcares, a manteiga e os ovos e programe 1,30 minutos, vel.6. Faça descer o que ficou agarrado nas paredes do copo e junte a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato e programe 15 seg., vel 3.

Unte uma forma (com 30 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha e introduza o preparado anterior. Alise bem o preparado. Da massa reservada, vá retirando pequenos pedaços com os dedos e distribua por cima do bolo. Após ter o crumble distribuído coloque as amêndoas a seu gosto.


Vai ao forno durante 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito no centro da massa, quando sair seco está pronto a ser retirado do forno. Deixe arrefecer durante uns minutos e desenforme para um prato grande. No fim polvilhe com açúcar em pó.






6 comentários:

  1. Deve ser fantástico... :)
    Gostei tanto do aspecto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Bem ficou um rico bolo, com bom aspecto gostei.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Neste caso os olhos comem mais que a barriga!!
    No inicio pensava que iria ter um bolo com um tom rosa, pois as ameixas conferem esse tom á massa. Mas no fim resultou assim num sarapintado, pois não se retira a casca a ameixa!

    Muito bom mesmo, experimentem...vão gostar de certeza!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha :)

    Fico muito feliz que eu ( neste caso o meu blog) tenha servido de inspiração para si :) Muito obrigado pelas suas palavras tão simpaticas e pela referencia :)

    Quanto ao bolo, eu adoro ameixas por isso ia adorar mesmo o bolo. Essa cobertura ficou um expanto, dando o aspecto crocante ao bolo, ou seja, uma outra dimensão de sabor maravilhoso :)

    Muitos parabéns! :)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem de agardecer. Vou seguindo o seu cantinho, que é deveras delicioso e guloso!!

      Claro que o seu blog é uma fonte de inspiração, tem tanta coisinha boa, que todos os dias me apetecia fazer uma coisa diferente, mas com a bimby, que assim poupo algum tempo para estar com os meus amores!

      Voi ficando atenta ao seu Blog, e vou adaptando de vez em quando alguma das suas delicias!

      Muito Obrigada e bons cozinhados!!
      Já estou á espera do proximo bolinho!!! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  5. QUE MARAVILHA DE BOLO DEVE SER MESMO UMA DELICIA
    BOM FIM DE SEMANA SANDRA

    ResponderEliminar